IDENTIFICANDO OS SÍMBOLOS DAS EMBALAGENS DE LÂMPADAS

Existe uma grande quantidade de símbolos e selos que devem ser observados pelo consumidor para que ele faça uma escolha correta no ato de compra de um produto de iluminação. Decifrar estes selos não é uma tarefa tão difícil quanto parece, é o que vamos mostrar a partir de agora. 

1-ETIQUETA INMETRO 

PRIMEIRAMENTE VAMOS FALAR DAS ETIQUETAS DO INMETRO, PARA LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS E PARA LED, DE USO OBRIGATÓRIO PARA TODAS AS LÂMPADAS COMERCIALIZADAS EM NOSSO PAÍS. 

A Etiqueta INMETRO é o Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho e segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos. Dependendo do critério de desempenho avaliado, ela recebe nomes diferentes. Quando a principal informação é a eficiência energética do produto, por exemplo, ela se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, e classifica os produtos em faixas coloridas que variam da mais eficiente (A) à menos eficiente (de C até G, dependendo do produto), além de fornecer outras informações relevantes como, por exemplo, o fluxo luminoso (lm), potência( W), eficiência luminosa (lm/W) e número de registro no INMETRO. 

Fique esperto: o fato destas etiquetas terem um símbolo do PROCEL não significa que o produto apresenta o melhor desempenho de sua categoria. Colocado desta forma ele apenas significa que o PROCEL faz parte de uma parceria, junto ao inmetro, no programa de eficiência energética. 

2-SELO PROCEL:

As diretrizes do Selo Procel de Economia de Energia têm como principal objetivo destacar para o consumidor os modelos mais eficientes em termos energéticos. 

Isto significa que estes produtos que ostentam o selo ao lado, foram premiados como os melhores em termos de consumo específico de energia e faz a distinção dos mesmos para o consumidor.

Apenas os produtos etiquetados com o selo PROCEL, visto ao lado, são os que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria. 

3-DIMMERIZAÇÃO 

Algumas lâmpadas são próprias para serem utilizadas com os “moduladores de fluxo luminoso” conhecidos também com Dimmers. Nunca utilize estes moduladores se sua lâmpada tiver o símbolo ao lado ou a inscrição “NÃO PERMITE DIMERIZAÇÃO”. 

A utilização inadequada pode levar a sérios danos na instalação elétrica de sua residência. 

Somente use dimmers quando sua lâmpada tiver o símbolo abaixo, ou a inscrição DIMERIZÁVEL 

Existem outros símbolos não menos importantes que merecem a atenção do consumidor 

4-DESCARTE ADEQUADO 

Algumas lâmpadas, por terem elementos nocivos ao meio ambiente, devem ser descartadas em condições próprias, como pontos de coleta que estão sendo espalhados pelos municípios brasileiros. 

Procure se informar sobre os pontos mais pertos de onde você se encontra no site da JAPINHA ELETRO

5-RECICLAGEM

Apesar de algumas lâmpadas não serem recicláveis, suas embalagens podem e devem ser recicladas. Procure o símbolo ao lado, na embalagem, e participe dos programas de coleta seletiva e reciclagem de seu município, descartando-as em locais apropriados. Procure adquirir produtos com nome reconhecido e de preferência associado a ABILUMI, uma associação, sem fins lucrativos, que visa a apoiar tecnicamente os seus associados, realizando acompanhamento de mercado , ensaios periódicos nos produtos, participação em grupos técnicos de estudo, em fóruns de iluminação e qualidade, entre diversas outras ações.

Fonte: Informativo Abilumi