Pc Gamer vs Xbox Series S

PC Gamer vs Xbox Series S: veja preço para montar computador equivalente

SSD de alta velocidade e processador octa-core deixam o PC com valor alto; veja opções

Xbox Series S é uma opção mais simples em relação ao top de linha Xbox Series X. O console da Microsoft vai chegar ao Brasil por R$ 2.999, trazendo mesmo processador, SSD de alta velocidade e placa de vídeo mais simples, mas que também oferece tecnologias como o Ray Tracing, por exemplo. Dessa forma, ao considerar um PC gamer de mesma capacidade, os preços devem ficar um pouco abaixo do previsto para montar uma máquina equivalente à opção mais robusta da linha.

Processador: AMD Ryzen 7 3700X 

Encontrar um processador equivalente ao que a Microsoft selecionou para o console não é uma tarefa muito complicada. O Series S usa um octa-core da arquitetura Zen2 da AMD com 16 threads, sendo capaz de rodar a velocidades de até 3,6 GHz com oito, ou 3,4 GHz, com todas as linhas de execução.

O melhor equivalente a esse perfil é o Ryzen 7 3700X, também fruto da geração Zen2. O processador da AMD é octa-core e traz as mesmas 16 linhas de execução da unidade customizada pela Microsoft. Em termos de velocidade, a CPU roda a 3,6 GHz, mas oferece um turbo que leva o processador a 4,4 GHz em situações específicas de demanda, fornecimento de energia e emissão de calor.

Ainda assim, para ter um computador equivalente é necessário buscar por placas de vídeo da Nvidia com suporte às mesmas tecnologias de imagem, além de armazenamento rápido e robusto. Confira a seguir quanto deve custar a montagem de um computador com hardware de mesmo nível do Xbox Series S e saiba o que vale mais a pena para você.

Placa de vídeo: Gigabyte Radeon RX 5500 XT OC 

O chip gráfico do console de entrada da Microsoft é formado por 20 unidades computacionais, que são os grupos de componentes dedicados ao processamento realizado pela placa. No interior dessas CPUs estão 1.280 processadores stream, basicamente os núcleos que realizam o trabalho pesado de sintetizar gráficos.

Essas 20 unidades trabalham a velocidades de 1,56 GHz, segundo a Microsoft, atingindo uma performance computacional bruta de 4 TFLOPS (teraflops). Nas estimativas da Microsoft, isso é suficiente para que o console rode jogos de nova geração em Full HD e 1440p.

Radeon RX 5500 XT tem especificações parecidas com as da GPU usada no Xbox — Foto: Divulgação/Gigabyte

Radeon RX 5500 XT tem especificações parecidas com as da GPU usada no Xbox — Foto: Divulgação/Gigabyte

Em termos absolutos, a Radeon RX 5500 XT é a que mais e aproxima do perfil do Series S. Equipada com 22 unidades computacionais e 1.408 processadores stream, a placa da Gigabyte que escolhemos tem um clock para games de 1.737 MHz e promete performance computacional bruta de 5,2 TFLPOS.

Além das especificações parecidas, a solução da AMD ainda oferece memória dedicada exclusiva: são 4 GB de GDDR6 de acesso exclusivo da GPU, garantindo uma velocidade de troca de dados entre placa e memória de 224 GB/s. No Xbox Series S, 8 dos 10 GB de RAM trabalham com a mesma largura de banda de 224 GB/s. De resto, no Xbox, a memória é tratada de uma forma um pouco diferente.

Uma ressalva importante a respeito da RX 5500 XT está no fato de que, embora parecida com a opção do Xbox, ela faz parte da arquitetura RDNA da AMD. O novo console da Microsoft utiliza a RNDA2, ainda indisponível para PCs, o que deve representar ganhos de performance a favor do console, já que a nova arquitetura introduz refinamentos no design do chip gráfico e ganhos de eficiência. Além disso, fruto de tecnologia mais recente, a placa do Xbox conta com recursos inexistentes na opção de PCs, como aceleração de Ray Tracing e VRRs.

Memória RAM e armazenamento

Ao contrário de um PC gamer comum, o console da Microsoft disponibiliza a mesma RAM para o processador e a placa de vídeo. Inacessível ao consumidor, essa memória usa o padrão GDDR6 das placas gráficas e não permite substituição. Nos PCs, o padrão de RAM do sistema é o DDR4, consideravelmente mais lento que o GDDR6 e longe de ser indicado para uso em gráficos.

Placa-mãe, gabinete e fonte

A placa-mãe é onde precisamos montar todos os componentes do PC, e é importante ficar atento à compatibilidade do modelo com o processador. Na nossa escolha, optamos pela .

Formato compacto do Xbox é difícil de rivalizar em um PC — Foto: Divulgação/Microsoft

Formato compacto do Xbox é difícil de rivalizar em um PC — Foto: Divulgação/Microsoft

Também será necessária uma fonte de energia para alimentar nosso computador. 

Por fim, precisamos de um gabinete para o nosso computador. 

Extras

Com todos os pontos anteriores, o computador em si estará pronto, mas há despesas extras para poder usá-lo de fato. Se não houver monitor, mouse e teclado sobrando, é necessário considerar os gastos relacionados a esses periféricos. Outra fonte de despesa é a aquisição de uma licença do Windows 10, caso você já não tenha uma associada à sua conta na Microsoft.

Custo-benefício

PC vs. Xbox Series S

Especificações:
Processador
: AMD Ryzen 7 3700X Clock 3.6GHz 32MB AM4
Placa de Vídeo: Placa de Vídeo ASRock AMD Radeon RX 5500 XT Challenger D 8G OC, 8GB, GDDR6 - RX5500XT CLD 8GO
SSD: HD SSD Crucial NVMe P1 de 500GB M.2
Memória Ram: Memoria 8gb ddr4 2666 mhz viper gaming
Placa Mãe: Placa Mãe Asrock B450M-HDV AMD Soquete AM4
Fonte: Fonte 750w
Gabinete: Evolut Gamma

Para Adquirir um PC Gamer com essas configurações entrar em contato com a Japinha Eletro.
Whatsapp: (17) 99641-3935 (clique no número)

 

Fonte: Techtudo